YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

domingo, 26 de junho de 2011

A ponte do arco-iris

"Neste lado do paraíso existe um lugar chamado Ponte do Arco-Íris. Quando um animal morre, aqueles que foram especialmente queridos por alguém, vai para a Ponte do Arco-Íris. Lá existem campos e colinas para todos os nossos amigos especiais, pois assim eles podem correr e brincar juntos. Lá existe abundância de comida, água, e raios de sol, e nossos amigos estão sempre aquecidos e confortáveis.
Todos os animais que já ficaram doentes e velhinhos estão renovados com saúde e vigor; aqueles que foram machucados ou mutilados estão perfeitos e fortes novamente, exatamente como nós nos lembramos deles nos nossos sonhos, dos dias que já se foram.
Os animais estão felizes e alegres, exceto por uma coisinha: Cada um deles sente saudades de alguém muito especial, alguém que foi deixado para trás. Todos eles correm e brincam juntos, mas chega um dia quando um deles para de repente e olha fixo na distância. Seus olhos brilhantes estão atentos; seu corpo impaciente começa a tremer levemente. De repente, ele se separa do grupo, voando por sobre a grama verde, mais e mais rápido.
Você foi visto e quando você e seu amigo especial finalmente se encontrarem ficarão unidos num reencontro de alegria, para nunca mais se separar. Os beijos de felicidade vão chover na sua face; suas mãos vão novamente acariciar tão amada cabecinha, e você vai olhar mais uma vez dentro daqueles olhos cheios de confiança, que ha muito tempo haviam partido da sua vida, mas que nunca haviam se ausentado do seu coração. Então vocês, juntos, cruzarão a ponte do Arco-Íris."


Oi gente bom eu fiz esta postagem para as pessoas que perderam seus amigos . :'( 


Lembre-se lá encima não tem sofrimento e dor lá eles são felizes , eles tambem vão sentir suas saudades ..


Nossos queridos amigos partiram por que o Senhos lá de cima , ordenou e ele partiu 

Espero ter ajudado gente ..

Muito obrigada 

sexta-feira, 24 de junho de 2011

cãozinho fala dormindo

Essa Babá é a melhor

Cão feliz traz menos perigo - Turma da Mônica

Cuidado com a Raiva - Turma da Mônica

Evite agressões - Turma da Mônica

Quero um cachorrinho - Turma da Mônica

Videos que deixa seu humor feliz

Não é a coisa mais liinda ?

Ele não parece um algodão >.< ?



Comentem o que vocês acharam dele *-*

I love dogs

Olá visitantes agora eu vou passar umas imagens para vocês botarem nos seus blogs de cães ou em outras páginas da internet ..











Poemas para cães

Olá visitantes , em primeiro lugar agradeço por estarem lendo esta postagem , esse blog eu estou dedicando a todos cães que existem que são criaturas que Deus nos mandou lá de cima , que viraram nossos melhores amigos e que amamos de mais . A cada dia que passa nós ficamos cada vez mais apaixonados por eles . Amamos o jeito que eles nos fazem feliz , quando você esta triste ele vai até você e te lambe como se te dissesse não fique triste eu estou aqui para te fazer feliz .
  Então vou postar poemas que são dedicados a eles  espero que gostem *-*


 "Os cães são o nosso elo com o Paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz." 




Cães não precisam de carros luxuosos, casas grandes ou de roupas chiques. Água e alimentos já são o bastante. Um cachorro não liga se

você é rico ou pobre. Esperto ou não. Inteligente ou não. Dê o seu coração e ele dará o dele. De quantas pessoas podemos dizer o mesmo?

Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puras e especiais? Quantas pessoas nos faz sentir...extraordinários?





 Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações.




  Os cães se vão e nunca mais sentiremos o roçar de seu pelo em nossa vida,mas sempre o sentiremos em nosso coração.Saudades eternas!!!


 Cachorro é tudo de bom!

Somos loucos por cachorro.

Algumas pessoas são a favor das baleias.
Outras, das árvores.
Nós gostamos mesmo é de cachorro.

Os grandes e os pequenos.
Os de guarda e os brincalhões.
Os de raça e os vira-latas.

Somos a favor dos passeios, das corridas e travessuras,
de cavar, coçar, cheirar e brincar.
Somos a favor de parques com cachorros,
de portas pra cachorro.

E da vida de cão.

Se houvesse um feriado internacional em que todos os
cães fossem reconhecidos por sua contribuição para a
qualidade de vida na Terra, nós seríamos a favor também.

Porque somos loucos por cachorro.

Cachorro é tudo de bom.


Propaganda Pedigree


  Cuide pra que ele
tenha um final
de vida feliz.
Sempre que for possível,
deixe ele
permanecer ao seu lado,
pois esse será,
realmente,
um dos poucos
prazeres que lhe restarão
na velhice.
A hora da grande despedida
está próxima...
(...)
Lembre-se que,
dentro do peito,
ele ainda possui
aquele coração que vibrará
com o som da voz
de seu mestre!
E quando chegar ao fim,
não se envergonhe:
chore!
Você terá acabado de perder
o mais dedicado
dos amigos...
O cão.



 Bom agente esses são alguns poemas para nossos amigões :D 


 Obrigada por lerem .. 



 

Como fazer o cachorro parar de latir ?


Como manter meu cão quieto?

Controlar:

Os cães normalmente latem muito quando estão entediados, sozinhos, super estimulados ou acreditam que seu trabalho inclui latir sem parar 24h por dia.

Ferramentas:

Confinar em casa: muitos cães latidores ficam tempo demais fora de casa, no quintal, o que contribui para o tédio, solidão, super estimulação e a percepção de que seu trabalho seja latir constantemente.

Caixas de transporte ou aqueles cercados grandes, de exercícios (normalmente usado para filhotes) se necessário, podem ajudar a controlar o comportamento do cão quando dentro de casa.

Exercício:

Cães cansados tendem a ser cães bem comportados e felizes.

Treinamento:

Ensine o cão a parar de latir sem usar de força, um “obrigado” seguido por uma recompensa para mostrar ao cão que você ficou contente dele ter lhe avisado alguma coisa importante, e fazer com que o cão saiba que você tem tudo sob controle, então ele pode parar de latir. Use este recurso com inteligência, não espere que ele pare de latir se estiver entediado, super estimulado ou sozinho, principalmente se ele ficar no quintal o dia (ou a noite) todo, sem contato humano nem exercício.

Como apresentar dois cães

O melhor jeito de apresentar dois cachorros


Algumas pessoas dizem que é impossível ter um cão só. Mais cães significa mais amor, mas também mais responsabilidade. Uma destas responsabilidades é o custo. Dar conta dele pode ser um desafio, principalmente se seus cães tiverem problemas de saúde.

Se você levar outro cão para sua casa, siga as dicas abaixo para tornar o processo mais fácil para todos os envolvidos. Veja a melhor maneira de se apresentar dois cães.

1. Mantenha a apresentação amigável

É possível apresentar dois cães de uma maneira relaxada, deixando-os se cheirarem e brincarem, desde que ambos sejam sociáveis com outros cães.

2. Vá devagar

Se você não tem certeza de como os cães reagirão, seja cuidadoso: leve-os para caminhar em um território neutro (um parque, por exemplo). Quando eles mostrarem um comportamento amigável ou se eles ignorarem um ao outro, faça este exercício no seu quintal (ou perto de sua casa). Finalmente, deixe-os juntos em casa.

3. Fique atento aos sinais

Uma cauda abanando nem sempre significa que os cães estão felizes em se ver. Uma cauda ereta que abana é um sinal de dominância que pode levar à agressão. Se a cauda de um dos cães estiver entre as pernas, ele está com medo e nervoso. Esta situação pede uma aproximação gradual e supervisionada, para evitar que o cão fique com mais medo ainda. Se a cauda do cão está na horizontal e abana de forma relaxada, está tudo bem!

4. O cão dominante aparecerá

Quando os cães eventualmente se encontram sem guia, um deles acaba estabalecendo a dominância. Esta é uma atitude normal e necessária na relação cão-cão, mas algumas vezes o processo pode parecer assustador. Os cães se rodeiam e podem até se desentender, ao ponto de um deles acabar deitado de costas, com o outro em cima dele. Eles podem até mordiscar o pescoço um do outro. Tente não se preocupar demais se isso acontecer. É normal para os cães. Assim que o cão dominante se estabelecer, ele não repetirá esta "manobra".

5. Dê suporte ao cão dominante

Uma vez que os cães estiverem juntos, dê suporte ao cão dominante (normalmente o cão que já morava com você antes). Mostre-lhe que ele é o número um. Ele deverá ser alimentado primeiro, acariciado primeiro, o primeiro a receber atenção e ter direito ao seu lugar favorito para dormir. Não espere que os cães saibam dividir: dividir não é normal para os cães. Alimente os cães separadamente e não dê nada muito gostoso para eles (ossos de couro, orelha de vaca) roerem no início. Quando a hierarquia estiver estabelecida, você poderá dar todos os brinquedos e petiscos que os cães quiserem.

Introduzir um novo cão em casa pode ser muito fácil quando feito da maneira correta. Não fique chateado quando seu cão der um chega pra lá no novato. Este é o jeito como os cães recém chegados aprender as regras da casa. Logo eles se tornarão ótimos amigos.

Se você está pensando em ter outro cão, pense nos custos extras e se você dará conta deles. Não é só comprar mais comida: é mais que isso. Ter uma cão é um responsabilidade muito grande e pode ser caro. À medida que se aumenta o número de cães na casa, também aumenta sua responsabilidade e gastos.

Adestramento para cachorro



Se você está interessado em treinamento especializado para cães, como hobby ou como parte de seu trabalho, existem muitos clubes de treinamento e programas dos quais você poderá fazer parte. No entanto, existem certas coisas importantes que todo dono gostaria de ensinar seu cão a fazer.

A melhor coisa então é juntar-se a um clube de treinamento ou curso, em que cães e donos aprendem juntos, ensinados por um especialista da área. Com isso você descobrirá como essa atividade melhorará a relação entre você e seu cão.

Comece o treinamento quando seu cão estiver entre o terceiro e o quarto mês de vida. O filhote deve estar acostumado a se comportar com calma e obediência sempre que estiver com você. Num passeio, não pare para outros cães para que ele os cheire. Não permita que fique farejando os postes. Apenas gradualmente introduza-o a lugares com pessoas e ao barulho de trânsito. Sempre use um tom de voz firme, agradável e claro quando dirigir a palavra a um cão.

É importante que você o ensine a andar do lado, segurando a guia com firmeza e depois a encurtando para que o animal alinhe seu ombro direito do lado da perna esquerda do seu dono. Esse comando deve ser treinado primeiro enquando você estiver em pé e parado. Então repita quando estiver no ínicio de uma caminhada, andando em uma linha reta:"em pé e do lado".

Após o aprendizado correto do comando "do lado", treine seu cão a sentar-se sempre que der o comando e todas as vezes que fizer uma parada em uma caminhada; por exemplo próximo a uma esquina, antes de atravessar uma rua. Durante um passeio em imediações mais tranquilas, pare e obrigue o cão gentilmente a ficar sentado, com sua mão em seu dorso, em frente à pélvis. Enquanto faz isso diga "senta". Logo ele entenderá a idéia.

Como ensinar meu cão a fazer xixi no jornal?

Primeiro passo: xixi no jornal

Primeiro temos o treinamento do lugar apropriado para defecar e urinar que deve ser iniciado assim que filhote comece comer alimentos sólidos, por volta da sexta semana de vida. Se você esta em casa a maior parte do dia, e o filhote pode ser facilmente levado para fora, faça isso sempre que ele acordar, após cada refeição ou depois de um período de atividade, quando já não urina há algum tempo.

Não o pegue no colo; permita que lhe siga, para que aprenda o caminho. À noite, coloque jornais próximos à porta de saída.

Se você mora em apartamento e está fora durante a maior parte do dia, confine o filhote em um compartimento do apartamento onde o chão possa ser coberto de jornais. O filhote escolherá a área que preferencialmente lhe servirá de "banheiro". Em seguida, remova o restante dos papéis e os afaste gradualmente para mais próximo da porta de saída, até que finalmente os jornais estejam lá. Quando o tempo estiver bom, leve os papéis para fora, onde o cão fará suas necessidades e você colocará os papéis no lixo.

Limpe imediatamente qualquer sujeira que o filhote fizer acidentalmente, jogando um spray com desinfetante no local, o que o prevenirá de ser atraído para o mesmo local. Seja paciente; nunca aplique punição pela demora do aprendizado ou pelos lapsos, mas faça uma grande festa sempre que ele agir como você ensinou ou corresponder positivamente ao aprendizado.

Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas?



Ao longo da convivência, os cachorros aprendem que pular nas pessoas é uma das melhores táticas para conseguir atenção. 

A maioria dos proprietários passa anos dando broncas no cão para que ele pare de pular e não entende por que ele não pára... 

A explicação é simples: quando o dono dá bronca no cachorro, também está dando atenção a ele. O grande truque é punir o cão sem lhe dar atenção. 

Exemplo: quando chegar em casa e o cão pular em cima de você, simplesmente ignore-o e continue andando. Só lhe dê atenção quando ele estiver com as quatro patas no chão. Repita o exercício várias vezes e ignore o cachorro completamente até que ele permaneça no chão, só então se agache e faça carinho nele. Uma outra saída é segurar as patas da frente do cão assim que ele pular em você. Espere um pouco até que ele se sinta incomodado. Segure firme, mas não o machuque. Comece a andar na direção do cão, obrigando-o a andar pra trás. Solte-o e diga “Chão” seriamente. 

O segredo é não falar nada e nem olhar para o cachorro até o momento de soltá-lo.

Seu cão come lixo ?


Vocês já pararam para pensar porque os cães “vira-lata” ganharam essa alcunha antes de ela se tornar sinônimo de “sem raça definida”? Pois é, até hoje caninos sem teto “se viram” invadindo e virando latas de lixo para comerem o que nelas encontrarem de comestível.

Essa conduta se justifica pelo instinto de sobrevivência nas ruas. Mas o que dizer dos cães que, mesmo morando em casas quentinhas e bonitinhas, resolvem meter a cara no lixo e devorar o que puderem? É claro que a prática de reciclagem não precisa chegar a tanto; vamos ver as causas e um guia geral para soluções.

Achado não é roubado

Temos aqui mais uma prova de que a inteligência dos caninos equivale à de crianças humanas de uns dois anos e meio. Nem um nem outro tem noção de propriedade e sim de posse; o que encontrarem e gostarem ou sentirem que é bom vão pegando mesmo. No caso dos cães, tal atitude, resultado do instinto de sobrevivência, é herança de quando viviam longe dos seres humanos e sobreviviam caçando aqui e catando ali.

Simples assim: o cão, em princípio, vai comendo o que encontra, seja no lixo, no chão, no quintal, na mesa ou na pia. E o problema de o cão – ou qualquer outro animal doméstico – meter a cara no lixo não é só a sujeira, mas também os riscos de engolir ossos, pedacinhos de plástico ou outras tantas coisinhas miúdas que ele for roendo e comendo com risco de se arrasar aos poucos, podendo sofrer sufocamento ou perfuração lá dentro. O cão só vai saber onde deve ou não deve meter o focinho se alguém lhe mostrar; não percam o próximo parágrafo.

Cada coisa em seu lugar

Socializar o canino é sempre a melhor prevenção e solução, e um dos primeiros itens é justamente mostrar a ele onde pode comer, dormir, fazer os números um e dois ou simplesmente nada, deitar-se e ficar jacarezando.

A primeira coisa é acostumar o peludo a comer sempre no mesmo lugar (ou lugares, se a casa for muito grande) e evitar alimentá-lo fora dele – sim, aposto que você já se lembrou de quando está à mesa fazendo alguma refeição e ele aparece com aquele olhar de quem não come há meses. Se o dono ou dona (não, não estou falando de você) for do tipo que vive se esquecendo de repor a comida do cão por muito tempo, o cão vai ter de sobreviver fuçando onde puder – exatamente como o “bicho que, meu Deus, era um homem” do poema de Manuel Bandeira.

Não só lixo, mas qualquer coisa pode ter valor alimentício ou recreativo para o cão; enquanto ele não aprende a não mastigar “petiscos” indevidos como o jornal do dia, correspondência ou meias, evite deixá-los à solta por aí.

Se o peludo fizer menção de invadir o lixo, o comando de “não” (que pode ser acompanhado de uma pancada no chão ou outro ruído forte) costuma resolver, repetido várias vezes até ele perceber que mexer no lixo implica ouvir esse som desagradável, além de elogiá-lo efusivamente quando ele obedecer.

Agora, se o cão for daqueles mais teimosos e continuar invadindo o lixo, especialmente se o dono não tiver tempo para ensinar o cão o dia todo – e não é uma gracinha como os peludos aprendem logo a apertar o pedal para levantar a tampa? – , o jeito será fechar a lata de lixo bem fechada ou bloquear o acesso a ela com um cercado, colocando-a mais alto ou algo assim; borrifá-la com pimenta pode ajudar – assim como outros procedimentos para afastar o cão de jardins, plantas e flores, conforme já dissemos neste espaço.

Mesmo quem não assistiu ao filme “Lixo Extraordinário” deve saber que “99 não é 100”, ou seja, o dono deve fazer todo o esforço possível para criar seu peludo da melhor forma. E nem é tão extraordinário conseguir que o cão, seja ou não “vira-lata”, fique longe do lixo ou de onde não deve bulir, bastam atenção e dedicação.

Porque meu cachorro vive com nariz molhado?

Nariz molhado


Os cães possuem um olfato bem desenvolvido e dependem muito dele. Quem já passou a mão no focinho de algum cão percebeu que ele é gelado e molhado, pois dessa forma eles conseguem aumentar e melhorar a captação de odores.

Se o focinho não fosse molhado, ele não seria tão eficiente e os animais não conseguiriam farejar seus ossos, brinquedos e outros objetos. Em alguns casos, o focinho do cão pode ficar quente e seco, o que pode significar que o animal está doente, com alguma disfunção ou com muito calor. 

Cães e gatos são inimigos ?




Quem já ouviu aquela frase: eles brigam feito cão e gato! Essa famosa frase deve ter surgido pela inimizade entre esses dois animais. Gatos atiçam os cães, que imediatamente correm atrás para tentar pegá-los. Por qual motivo os cachorros costumam atacar os gatos?

Os lobos, antepassados dos cães, são animais de caça e, consequentemente, os cães também possuem instinto predatório. Quando eles vêem o pequeno felino com seus movimentos rápidos acabam se sentindo atraídos e pensam que os gatos são suas presas, despertando seu instinto e com isso, acabam correndo atrás do gato querendo atacá-lo.

Mas existem muitas casas em que os dois animais convivem bem, para isso, seus donos precisam ensinar para os bichos quais são os seus limites e até repreendê-los quando for necessário.

Cães sentem pena das pessoas, diz pesquisa

Segundo estudo, os animais têm empatia pelas emoções humanas 



Pesquisadoras do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazr, em Portugal, constaram que os cachorros parecem sentir empatia pelas emoções humanas, tanto que os animais usados em terapias podem até adquirir as emoções de seus donos. 

De acordo com o estudo, os animais não copiam simplesmente as emoções que estão ao seu redor. Cães podem ficar chateados como uma criança quando criados em um ambiente familiar com brigas. E podem pedir por ajuda no caso de emergências, o que sugere certo grau de percepção e empatia. 

Mas não é fácil enganar um cachorro. Em um experimento em que os donos dos animais fingiram um acidente ou um ataque cardíaco, os cães ficaram confusos e não prestaram socorro. Para as pesquisadoras, isso acontece porque o cão tem que sentir outros sinais, como cheiro e sons. Outro estudo mostrou que cachorros usados em terapias são afetados emocional e fisicamente por seu "trabalho", se beneficiando de massagens e outras práticas calmantes. 

De acordo com as cientistas, os cães são afetados pelas emoções humanas por que são descendentes dos lobo, caninos sociais, cooperativos e que sentem empatia por outros lobos. A evolução e a domesticação teriam feito com que os cachorros conseguissem sincronizar suas emoções às humanas. Outro motivo seria a seleção artificial, que buscou animais cada vez mais inteligentes – e provavelmente capazes de “entender” melhor as pessoas. 

Segundo o Discovery News , mais pesquisas devem ser realizadas para entender a origem do comportamento canino, as diferenças entre raças e a possibilidade de treinamento para essas habilidades emocionais.

9 coisas que você não sabe sobre cães

Já que o cão é o melhor amigo do homem há cerca de 15.000 anos, você poderia pensar que os seres humanos os conhecem muito bem. 



Surpreenda-se com essa lista, que mostra que nossos animais de estimação preferidos são muito mais do que acreditamos: 

Os cães pegam nossas doenças 
Em relação ao que nos faz mal, somos muito parecidos. Cerca de 6 milhões de cães são diagnosticados com câncer a cada ano. Eles também têm versões caninas de raras doenças humanas como uma neuronal que leva à incapacidade de caminhar ou controlar os músculos. Cachorros e humanos partilhando as mesmas doenças pode ser uma “boa” coisa: as pesquisas são mais fáceis de executar em animais, dando aos médicos um modelo da doença humana, e aos cães uma chance de cura. 

Os cães podem cheirar nossas doenças 
Doenças como câncer, diabetes ou epilepsia podem ser detectadas por cães. Estudos mostram que os animais podem ser treinados para farejar câncer de pulmão, mama, pele, bexiga e próstata. Pesquisadores suspeitam que eles sentem “perfumes” extremamente tênues emitidos por células anormais. Eles também são muito usados para ajudar pessoas doentes. Pacientes com diabetes, por exemplo, cuja saúde pode ser prejudicada quando o açúcar aumenta em seu sangue, podem ser avisadas por cães (que detectam o odor destas flutuações) antes mesmo de sentir os sintomas. Também há casos relatados de cães que podem alertar pessoas epilépticas 45 minutos antes de um ataque começar. 

Os cães “pensam” 
Segundo pesquisas, os cães podem ser tão inteligentes quanto crianças de 2 anos. Border collie é a raça de cães no topo da categoria “inteligência”, capaz de entender até 200 palavras. Os poodles, pastores alemães, Golden retrievers e Dobermans completam o “top cinco” de raças mais inteligentes. O popular labrador vem em sétimo. Raças de cães de caça mais antigas, como buldogues e beagles, estão entre os alunos mais lentos do mundo canino. Ao contrário de raças de cães mais novas, projetadas para o companheirismo e a sociabilidade, as raças mais velhas foram criadas para farejar e caçar, com mais músculos do que cérebro. 

Eles podem nos deixar doentes 
Cães podem transportar patógenos aos humanos. A raiva, uma doença neurológica fatal, é a mais famosa. Porém, vacinas exigidas por lei podem interromper sua disseminação. Em alguns casos, alimentos para cães podem causar intoxicação alimentar em humanos, graças à contaminação pela bactéria Salmonella. Agora, o mais apavorante de tudo é um estudo que descobriu que os seres humanos podem contrair a lombriga parasita Toxocara canis apenas através de um afago na pele de seus cães infectados. A lombriga, que cresce nos intestinos de cães, pode crescer na parte de trás do olho de seres humanos, causando cegueira. Também podem se alojar em fígados e pulmões humanos. Essas infecções são raras, ainda assim, veterinários alertam que a higiene é importante para os proprietários de cães; lavar as mãos antes das refeições e após brincar com seu animal de estimação é indispensável. 

Os cães também têm inveja
Estudos sugerem que os cães sabem quando não estão recebendo tratamento justo. Quando cachorros faziam tarefas e não ganhavam nada por isso, mas outros cães sim, os não recompensados começavam a ficar agitados, arranhando-se e evitando o olhar dos cães recompensados. Eles também param de fazer a tarefa muito mais rápido do que se estivessem sozinhos e não fossem recompensados. Porém, eles não são tão invejosos quanto nós: os animais não pareciam se importar se outros cães ganhavam salsicha, enquanto eles só ganhavam pão, e também não ligaram se um outro cão ganhava comida sem fazer nada enquanto eles tinham fazer truques. Ainda assim, as conclusões são boas evidências de que a inveja não é só coisa de primata. 

Os cães não se sentem culpados
Você pode ter sido muito injusto com seu cão. O fato é que, quando ele lhe dá aquele “olhar de pena”, não significa que ele esteja se sentindo culpado ou assumindo seu erro. Ele está apenas respondendo a sua repreensão. Quando os donos de cães repreendiam os animais por terem comido um lanche, eles olhavam com “cara de culpa” independentemente de terem mesmo ou não comido o lanche. Na verdade, os cães que foram injustamente acusados muitas vezes pareciam mais culpados. Ou seja, aquele olhar expressivo não significa nada, só que você está gritando com ele. 

Cães dóceis vivem mais
Pesquisas afirmam que cães obedientes e de raças dóceis vivem mais. Os estudos compararam o uso de energia, as personalidades, as taxas de crescimento e a expectativa de vida de 56 raças de cães. Depois de controlar fatores como tamanho do corpo, os pesquisadores descobriram que raças agressivas viviam menos. Eles cresciam mais rapidamente, e tinham maiores necessidades de energia. Os resultados sugerem que, a procura de selecionar e cruzar raças com certa personalidade, os humanos inadvertidamente tocaram em características ligadas ao metabolismo e longevidade. 

Eles são a raça de mamíferos mais diversa
Os cães apresentam uma incrível diversidade de forma corporal. Um estudo constatou que as diferenças entre os crânios de raças de cães são tão pronunciadas como as diferenças entre espécies de mamíferos completamente distintas. Um crânio de Collie, por exemplo, é tão diferente de um crânio de pequinês quanto o crânio de um gato é de uma de morsa. Toda esta diversidade faz dos cães uma espécie excelente para estudar genética. 

Os cães fazem parte da nossa vida social 
No passado, as pessoas viam os animais como seres sagrados. O cão tinha um papel espiritual. O cão de três cabeças chamado Cérbero guardava o submundo do mito grego, enquanto os embalsamadores egípcios escolheram o deus cão Anúbis como seu patrono. No folclore maia, os cães levavam os mortos para sua vida no “além”. 

No Nepal, o Festival de Outono de Tihar tem um dia especial para honrar os cães com guirlandas de flores e alimentos. Hoje em dia, os cães são vistos como simples animais de estimação, porém muito populares e queridos. 80% dos proprietários de cães relataram que interagem com seus cães por mais de duas horas por dia. Muitos relatam que vêem seus animais de estimação como filhos. O melhor amigo do homem pode até mesmo trazer mais amigos aos seus donos. 

Um estudo de 2000 descobriu que andar com um cachorro pelo menos triplicou o número de interações sociais que uma pessoa tinha. Mais do que isso: os cães incitam contato social mesmo quando o animal parece feroz ou o proprietário não está bem vestido. 

Homens com cachorro se dão melhor com as mulheres


Não dá pra negar que eles são de fato os melhores amigos do homem. Quer evidências? Ciência pura, olha: o psicólogo francês Nicolas Guégen (da Universidade da Bretanha do Sul, na França) colocou um cara para pedir o telefone de mulheres desconhecidas na rua – primeiro, sozinho (só 11 das 120 mulheres abordadas passaram seus números); depois, com um cachorrinho fofo do lado (e daí conseguiu 34 telefones na mesma quantidade de tentativas). Três vezes mais!

Esse foi o terceiro de três experimentos do tipo “com cachorro” e “sem cachorro” que Guégen fez para ver o quanto a companhia dos caninos influencia a simpatia alheia. No primeiro, um cara pedia dinheiro na rua para inteirar sua passagem de ônibus (com o bichinho, ganhou mais e maiores “contribuições”); no segundo, deixava moedas cairem no chão para ver quantas pessoas paravam para ajudar a pegá-las (e sim, com o cachorro presente, mais gente ajudou).

13 curiosidades essenciais dos caninos

Enterrar garante o seu osso


Porque os cães enterram seus ossos ?
Cavar é uma grande diversão, que foi desenvolvida por uma questão de sobrevivência. Os cachorros enterram seus ossos, para depois acabarem de comê-los sem que outro cão descubra o seu precioso "bem".

Porque os cães latem?
Da mesma forma que nós, seres humanos, nos expressamos de diferentes maneiras, os cães têm vários tipos de latidos. Basicamente, podem expressar três coisas: um pedido, um aviso e uma ameaça de ataque.

Porque os cães não suam?
O suor do cachorro é pela língua. Para resfriar seu corpo, o cão arfa (aquele “arf-arf” que ele faz com a língua de fora e uma respiração forte). Ele bota para fora o ar quente e úmido enquanto respira o ar frio.

Os cachorros sonham?
Os cães dormem em média 9 horas por dia, mas podem prolongar esse tempo se ficam muito sozinhos, sem a companhia do dono. Eles sonham. Porém, é ainda um mistério saber com o quê. Só se sabe que os filhotes e os cães mais velhos sonham mais. Assim como as pessoas, o cachorro precisa dormir para descansar. Seu sistema imunológico e seu sistema nervoso funcionam bem se estiverem descansados.

Os cães querem mesmo comer os gatos?
O cachorro vê o gato mais como um divertimento do que como uma refeição. É bem possível que um cachorro corra atrás de um gato na rua e ao mesmo tempo conviva com o gato da sua família. Ele sabe distinguir muito bem um do outro.

Por que os cães fazem xixi nos pneus dos carros?
Esse é um fato que deixa muito dos motoristas doidos da vida. Mas você sabe por que os cachorros fazem isso? A verdade é que existem alguns materiais que os cães gostam mais de usar como banheiro. É o caso, por exemplo, da madeira e da borracha. Mas o motivo que leva o cachorro a fazer xixi nos pneus dos carros, não é o material em si, e sim o fato de a roda conter uma série de cheiros adquiridos durante os trajetos diários, passando por cima de quase tudo, inclusive da urina de outros cães. Como alguns cachorros já “visitaram” aquele lugar e deixaram seu registro ali, o cão então sente a necessidade de também deixar o sua marca.

Por que alguns cães e gatos têm o costume de comer grama?
Se você ver seu bicho de estimação comendo grama, não se assuste... Ele não virou vegetariano nem está querendo vomitar, ao contrário do que muitos acreditam. Na verdade, a grama ajuda a limpar o intestino dos animais. No caso dos cães, acredita-se também que esse costume venha de seus ancestrais. Há muito tempo atrás, os lobos se alimentavam de animais herbívoros e, indiretamente, consumiam um pouco de vegetais de dentro do estômago e intestino desses bichos. Mas, fique esperto: seu bichinho pode contrair verminoses se ingerir a grama de determinados lugares. O legal é comprar sementes em Pet Shops, próprias pra isso, e plantar em casa pro seu cachorro ou gato poder comer tranqüilamente.

Por que os cachorros ficam dando voltas antes de deitar?
É um comportamento herdado de seus ancestrais. Os lobos tinham o hábito de dar voltas pra checar o solo ou a grama, uma boa maneira de se prevenir de espinhos ou de qualquer outra coisa que pudesse machucá-los... Além disso, essas “voltinhas” serviam também como estratégia de sobrevivência! Era uma forma de verificar a direção do vento, para deitar numa posição que permitisse perceber a aproximação de algum predador pela retaguarda ou sentir o cheiro do animal que tentasse atacar pela frente.

Os cães podem pressentir a chegada do dono?
Basta você pisar no prédio e seu cachorro já está na porta do apartamento, abanando o rabo e esperando por você... Mas como ele sabe que você já chegou, se ele ainda nem te viu? O olfato e a audição canina são muito superiores a do ser humano. Acredite, da corrente de ar vinda do vão do elevador o cão pode sentir nosso cheiro, assim como é capaz de ouvir e reconhecer o motor do nosso carro na garagem, o barulho do seu molho de chaves é único, e do seu caminhar também. O cachorro também consegue associar pequenos acontecimentos do cotidiano pra saber mais ou menos o momento do dia em que o proprietário chega. Por exemplo: ele pode relacionar o toque do sino de uma igreja à chegada do dono.

Por que os cães cheiram o rabo dos outros animais?
Na região do ânus dos cães há uma glândula de cheiro que identifica cada animal, como uma espécie de impressão digital para os humanos. Esses odores fornecem muitas informações sobre o bicho. Além disso, antes de serem domesticados, os cães identificavam o líder da matilha pelo cheiro do ânus, pois desta forma sabiam se ele estava comendo freqüentemente, defecando com freqüência, e se estava ingerindo a melhor parte da caça, que possui um cheiro diferenciado e é de propriedade do líder. Quando um cão quer mostrar autoridade, ele levanta o rabo como se tivesse orgulho do cheiro do seu ânus. Por outro lado, um animal submisso age de forma inversa, escondendo a sua cauda.

Por que os cães querem cheirar tudo que encontram pela frente?
O sistema de olfato dos cães é muito melhor que o nosso. É uma espécie de fonte de informação para eles. Os cachorros possuem cerca de 200 milhões de receptores para odores, enquanto os humanos possuem apenas 5 milhões. Por isso eles são capazes de identificar odores que nós não percebemos, eles conseguem por exemplo, seguir os rastros de cheiro de uma pessoa após vários dias.

É verdade que os cachorros não enxergam algumas cores?
Sim, eles enxergam em azul, amarelo e cinza, e não conseguem diferenciar as cores verde e vermelho. Portanto, se quiser ensinar seu animal de estimação a buscar objetos no gramado, por exemplo, escolha os de tons azuis, pois será mais fácil de localizá-los visualmente. Essa característica evolucionária lhes proporciona uma visão muito mais nítida que a nossa no escuro, onde quando selvagens espreitavam melhor suas presas.

Os cães ouvem melhor que os humanos?
Sim, eles conseguem ouvir um som a uma distância quatro vezes maior do que somos capazes. Além disso, com a ajuda de suas orelhas direcionáveis, eles conseguem captar com precisão a direção da origem do som em apenas seis centésimos de segundo. Os cães captam sons além da nossa freqüência. Os humanos ouvem freqüências entre 16 e 20.000 Hz, enquanto os cachorros podem ouvir entre 10 e 40.000 Hz.