Assim que o cão estiver contido, você precisa levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Tente mexer nele o mínimo possível e avise o veterinário para que ele esteja pronto, a sua espera. Enquanto isso, use as dicas a seguir para ajudar no transporte do cão ferido com o máximo cuidado.
Se o cachorro puder ser levantado:
Se o cachorro for pequeno :Segure a coleira com uma das mãos e coloque seu outro braço por cima das costas embaixo da barriga. Ao mesmo tempo, puxe a coleira para a frente e erga o corpo do cachorro, apoiando-o contra seu corpo.
Se o cachorro for grande: Passe um braço por baixo do pescoço, segurando a garganta na dobra do seu braço. Veja se ele está respirando bem. Coloque seu outro braço por baixo da barriga do cachorro. Erga com ambos os braços.
Se o cachorro for muito grande, passe um braço embaixo do pescoço, segurando o peito na dobra do seu braço. Veja se ele consegue respirar bem. Coloque o outro braço por baixo do traseiro e apertando seus braços um contra o outro erga o cachorro.
Leve o cachorro a um veterinário.
Se o cachorro precisar de uma maca:
Se estiver usando um cobertor:Coloque uma mão embaixo do peito e a outra embaixo do traseiro do cachorro. Erga cuidadosamente ou puxe o cachorro para cima do cobertor.Leve o cachorro a um veterinário.
Se estiver usando uma tábua: Dependendo do tamanho do cachorro, use um tampo de mesa, tábua de passar, tábua de cortar carne grande ou uma estante removível. Veja se o que for usar cabe no seu carro.
Coloque 2 ou 3 faixas longas de tecido embaixo da tábua, evitando a área onde vai ficar o pescoço do cachorro; coloque uma mão embaixo do peito e a outra embaixo do traseiro do cachorro. Erga cuidadosamente ou puxe o cachorro para cima da tábua; amarre o cachorro na tábua; leve o cachorro a um veterinário.
Outra técnica que pode ser útil em muitas situações de emergência é dar uma medicação oral para o cachorro.