YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

terça-feira, 17 de maio de 2011

Fases de um cão

Filhote



Um novo amigo chegou!

Então, cuide dele com carinho e atenção. 
Muito curiosos, nesta fase os cães estão começando a conhecer o mundo, as coisas e as pessoas através do olfato. Extremamente brincalhões, eles estão cheios de energia! Brinque com seu animal e participe de suas descobertas.

Pequenos e frágeis, os filhotes são suscetíveis a um grande número de parasitas e precisam de cuidados especiais para proporcionar uma relação saudável entre você e seu amigo. É importante também conhecer sobre os prazos de Vacinação adequados e os tipos de vacina que o seu filhote necessitará. Consulte sempre um Médico Veterinário. 

Alimentação: 

O período de amamentação é fundamental. Depois, a melhor opção é ração para filhotes. Não dê a sua comida, pois os animais têm carências nutricionais diferentes das nossas! 

Dicas: Assim que você comprar, ganhar ou adotar um filhote convém levá-lo ao Médico Veterinário para uma avaliação geral. Enquanto seu cão não estiver com as vacinas em dia, cuide para que ele entre em contato apenas com animais saudáveis. 


Jovens


Um amigo animado e companheiro. 


Nesta fase, os cães estão mais ativos e tudo é motivo para uma boa brincadeira. A prática de esportes, como Agility, é uma boa opção para gastar a energia. 


Nesta fase o animal quer desbravar o mundo e descobrir novidades como outros cães e pessoas. Tamanha curiosidade traz uma possibilidade maior de fugirem e/ou se perderem. A educação e o adestramento do cão adolescente são muito importantes para que a relação com a família seja saudável e divertida. 


Alimentação 


Nossos amigos precisam de uma ração balanceada específica para sua faixa etária. Não dê restos de comida! 

  

Adultos  



  

Nesta etapa, o cão se comporta com mais seriedade e cumplicidade com seu dono. Ele se torna um amigo perfeito para todos os momentos, proporcionando proteção e alegria para a família. 


Bastante afetuoso, nosso amigo já está mais experiente em relação ao mundo. Gosta de se exercitar e é muito importante praticar alguma atividade física, como por exemplo, o Agility. 


Alimentação 


Alimente-o com ração indicada para sua faixa etária e controle o peso de seu amigo, para ele não sofrer de obesidade. 


3a idade

O bom e velho companheiro. Os cães com mais idade são companheiros, fiéis e de um amor incondicional. A idade deixa o cão mais calmo e menos ágil, porém o sentimento que ele tem por nós é ainda maior. 

Mesmo mais calmo, nosso amigo ainda precisa brincar e se exercitar. Não deixe de estimulá-lo.  

Alimentação 

A melhor opção é a ração sênior. 

SAÚDE EM TODAS AS FASES DA VIDA: 

O dia-a-dia com seu amigo, em qualquer fase da vida, é feito de diferentes momentos que podem ser ameaçados por parasitas. Preocupada com a saúde da relação entre você e seu amigo. 

Saiba mais sobre os Parasitas dos Cães e o que fazer para prevenir as Zoonoses. 

   
                                      Para ficarmos  mais informados




     Período neo-natal: do nascimento até 12 dias de vida.

É a fase em que o cachorrinho depende exclusivamente de sua mãe. Com esta idade ele não consegue controlar sozinho a temperatura de seu corpo, precisa de estimulação física para fazer xixi e cocô, e não vê ou ouve, mas já sente o cheiro da mãe.
Período de Transição: de 13 a 20 dias de vida.

Nesta fase o filhote passa por diversas mudanças físicas. Os olhinhos abrem, ele começa a "engatinhar", ele já pode ouvir, e, por volta do 20º dia já aparece o primeiro dentinho.
Período de Reconhecimento: de 21 a 28 dias de vida.

Só agora ele começa a usar os seus sentidos de audição e visão. Ele pode reconhecer movimentos, e objetos. Ele precisa muito de sua mãe e irmãozinhos para se sentir seguro e, porque estas percepções sensoriais ocorrem de forma excepcionalmente abrupta, é muito importante que o ambiente em que ele vive seja calmo e estável.
Período de Socialização Canina: de 21 a 49 dias de vida.

É quando o filhotinho aprende os comportamentos específicos que fazem dele um cachorro. Por isso é tão importante não tirar o filhote da ninhada antes de 7 semanas de vida. É durante este período que ele aprende noções de higiene, respeito à hierarquia, e a ser disciplinado. Com os irmãozinhos ele aprende o jogo "dominante x dominado"
Período de Socialização com Humanos: de 7 a 12 semanas de vida.

Este é o melhor período para o filhote se juntar à sua nova família. Esta também é a melhor época para introduzi-lo às coisas que farão parte da sua vida. Por exemplo, automóveis, outros animais, crianças, idosos, sons, etc. Tudo aprendido nesta fase é permanente.
Primeiro Período do Medo: de 8 a 11 semanas de vida.

Neste período qualquer experiência traumática, dolorosa ou assustadora vai ter um impacto mais duradouro do que em qualquer outra fase da vida do animal.
Período do "rebelde sem causa": de 13 a 16 semanas de vida.

É quando o pequeno meliante resolve testar toda a paciência dos seus donos. Ele vai tentar te morder, mesmo que pareça de brincadeira, dominar, e testar para ver quem será o lider da matilha. Este é o melhor período para iniciar o treinamento de Obediência Básica para Filhotes.
Período das "Escapadas": de 4 a 8 meses de vida.

Se você ainda não ensinou ao seu filhote a vir quando chamado, este é o momento. Nesta idade ele desenvolve uma "surdez seletiva" que pode durar de poucos dias a várias semanas. É muito importante que os donos saibam como reagir nesta fase para evitar que seu cachorro se torne um eterno fujão.
Segundo Período do Medo: de 6 a 14 meses.

É quando o cachorro começa a ficar relutante em se aproximar de coisas ou pessoas novas ou até mesmo já conhecidas. O mais importante é que os donos não forcem o cão nestas situações, e nem tentem consolá-los, deixando que ele resolva sozinho que não há motivo para ter medo. O treinamento de obediência nesta época ajuda a construir a auto-confiança do cachorro.
Maturidade: de 1 a 4 anos de vida (varia entre as raças).

Para a maioria das raças a maturidade  ocorre entre 1,5 e 3 anos de idade, sendo que raças pequenas tendem a amadurecer mais cedo do que os cães gigantes. Este período é normalmente marcado com um aumento na agressividade e um novo teste da autoridade do líder. O aumento da agressividade não é necessariamente uma coisa negativa. Muitos cães que eram excessivamente amistosos com estranhos passam a ser ótimos cães de guarda. Sem dúvida nenhuma, esta é uma ótima oportunidade para reforçar a liderança dos donos através de uma reciclagem no treinamento de Obediência Básica (agora para Cães Adultos).




Nenhum comentário:

Postar um comentário